sexta-feira, 6 de maio de 2016

Prólogo

NOTA: a fic vai começar com um tipo flashback até chegar em 2013, mas não vai demorar muitos capítulos. 

Dezembro de 2011
Chega essa época do ano e além do Natal que diga-se de passagem é a melhor época, aos que discordam, desculpa aí hahaha eu sempre quero sol, mar e praia. É sempre, sem exceção. Dá aquela vontade de chegar com dona Patrícia e pedir logo um vale e partiu erre jota, mas só vontade porque se depender dela eu permaneço aqui every day and every time.

Acordei com o tradicional sol batendo na cara e eu sempre esqueço de fechar essa janela, impressionante. Ontem eu fui dormir supeeerrr tarde! Olhei no relógio da cabeceira e eram 10h e eu só dormir 5h – em primeiro dia de férias :(
Os vestibulares acabaram – todos cantam aleluia – e agora o que vai me restar é ler, ler e ler. Sabe a sensação de estar de férias e apenas poder esticar os pés na cama e 
ficar lendo um livro qualquer? Exatamente isso.

Xxx: Ó, chata!

Levantei bufando e bocejando por ainda está um caco e abrir a porta dando de cara com o meu irmão segurando o Vade Mecum que ele não larga acho que nem para ir ao banheiro.

Julieta: Fala, Fred.
Frederico: Preciso levar o teu Ipad pra USP.
Julieta: Oi? Ele está... – mas antes que eu terminasse de falar o leso já havia pego. – Frederico, não.
Frederico: Cinco horas só. Até eu ganhar um de Natal.
Julieta: Tá, leva, mas volta sem nenhum arranhão!

Mamãe tinha prometido para ele que daria um se ele conseguisse alcançar todas notas boas na faculdade logo no primeiro semestre e o menino quase não sai do quarto dizendo que há boatos de que está estudando.
Fiz minhas higienes e desci já sentindo minha barriga roncar com o cheiro maravilhoso da comida da Rosinha. Passei pela sala dando um beijo na minha avó e fui ver o que tinha bom naquela cozinha – tô sentindo que vou engordar um tiquinho nesse natal e vou ter que começar a academia.

Julieta: Rosinha, você quer mesmo que eu vá para a academia né? – dei um beijo em sua bochecha – Bom dia, meu amor.
Rosa: Menina, você não engorda nem 5kg quanto mais 2g! – rimos. Ela é uma piada. – Agora senta aí e come tudinho antes que a sua mãe apareça.
Julieta: Dona Patrícia está aqui?
Patrícia: Em carne em osso! Acho que vou te levar na clínica para ver se você acostuma a comer direito. – sentou-se junto comigo e começou a comer uma maçã. – Quero conversar com você.
Julieta: Bomba assim logo de manhã cedo? Não lembro de ter feito nada.
Patrícia: Não fez, mas vai fazer. Estava conversando com a sua avó sobre suas férias e acho que como já passou vestibular e tudo mais vou lhe dar um descanso.
Julieta: Mentira? Eu vou pro RJ?
Patrícia: Tá louca? Não! Vai para Santos.

Eu senti aquele plano de ler, ler e ler indo por água a baixo. Tudo bem que era praia, era sol, era mar, era tudo que eu queria, mas Santos?! O que eu vou fazer em Santos? Quem eu conheço em Santos? (Tirando o time do meu coração e os jogadores né?)

Julieta: O que eu vou fazer... – me interrompeu.
Patrícia: Flora me ligou ontem e perguntou sobre você e seu irmão. Você não ver seus primos desde o Natal de 2001.
Julieta: Eu nem lembro deles e isso faz dez anos... pelo amor, mãe, e o Fred? Eu vou sozinha? Tia Flora nem fala comigo direito!
Patrícia: Por isso que você deveria ir para lá. Fred não vai porque já combinou com uns amigos de ir para Floripa.
Julieta: Ele pode e eu não?!
Patrícia: Julieta você tem 17 anos. Fred já é marmanjo! Ou você fica aqui em São Paulo por mais um ano ou vai para Santos rever seus primos.
Julieta: Misericórdia! Tenho tempo para decidir?
Patrícia: Até o fim do dia.

Concordei e saí da mesa revoltada. Quando eu penso que terei minhas digníssimas férias tenho que ser obrigada a ouvir sobre ir rever meus primos!?
Como acordei quase na hora do almoço e Rosa estava ocupada demais na cozinha, eu mesma arrumei meu quarto que nem estava tão bagunçado e conferi a data que iria sair o resultado do vestibular da ESPM. Eu teria mais ou menos dois meses de férias.
“É pegar ou largar”, dizia minha consciência. Lembrei que minha mãe contava sobre meu pai ter deixado uma carta com minha tia Flora quando fugiu e que eu ou o Fred só devíamos abri-la quando completássemos a maior idade. Mas o Fred nunca ligou muita para isso, então, uhulá, soy yo que terei que abrir essa carta.
Conclusão: partiu Santos.

Julieta: MÃE, MÃE! – a encontrei na garagem. – Eu vou.
Patrícia: Lembrou da carta do Hadrian?
Julieta: Como você sabe?
Patrícia: Conheço minha cria. – piscou e entrou no carro. – Vou ligar para a Flora.

Fico impressionada com esse poder de mãe. Tem como alguém explicar ou eu vou ter que esperar aquela frase “quando você for mãe...” se concretizar para poder saber?
From: Maninho
O que você acha de Santos?
Não quero reencontra-lo e muito menos virar sua “filha favorita” porque o que ele fez comigo e com a minha família não se faz, mas eu quero ver fotos ou mais relatos – isso está nos meus direitos.
To: Maninho
Peixão pô
Por que?
Eu me pergunto quem é a lesa que namora com o meu irmão ou se tem alguma lesa nesse mundo que é capaz de querer namora-lo?
Não to falando disso, idiota
O que você acha de passar as férias lá?
Não tenho paciência com Frederico Schütz mais é quase nunca! Entrei rindo de umas outras mensagens que li e fui para o Twitter fuxicar porque férias Estoy aquí queriéndote (já perceberam que eu sou meio trilíngue? Mas eu sou melhor no inglês, permita-me dizer).

@julietaschutz: good morning, vocation!
@julietaschutz: alguma novidade??
@gaabimoraes_: @julietaschutz julieeee, vem pra Santos

Minha Nossa Senhora como essa menina me achou no twitter? Apresento-nos: minha prima. Filha da tia Flora e irmã do Fernando. Mania que o povo tem de colocar o nome na minha família com “F” fico até surpresa de o meu ser Julieta. Minha avó diz que é porque meu avô sempre quis uma filha chamada Julia e como ele perdeu na aposta de ter descoberto o sexo acabou que quem escolheu foi dona Nina aí a mamãe para homenagear botou o diminutivo.

@fredschutz: responde a msg!!!
“@gaabimoraes_: tô pensando na propostaa!!”
“@fredschutz: vai estudar, maninho”

Sei que ele vai ficar p da vida comigo, mas o que eu posso fazer? Tá no celular no meio da aula? Deduro mesmo! Hahahaha

Acho uma boa
Relaxa a mente
Cê vai pra Santos?

Sério mesmo que ele é meu irmão? “Relaxa a mente”, Fred, você já foi melhor em seus argumentos. Peguei Til do José de Alencar e continuei lendo porque se depender do meu irmão para trazer meu Ipad hoje só depois do Carnaval.

[...]

Despertei já quase de noite e com a minha barriga clamando por comida. Percebi que não tinha almoçado e aí você se pergunta: quanto sono para pouca Julieta não é mesmo?
O Ipad estava ao lado com um papelzinho pregado escrito “vlw, maninha” e o que seria de Fred sem a minha ilustre presença? Deus não me quis como primogênita não sei porquê hahaha
Desci para tomar uma água e meu irmão estava com a cambada de machos jogando vídeo game.

Julieta: Ué, não era você, Frederico, que estava estudando para ganhar um Ipad?
Fred: Última prova, maninha.

É esse o futuro da nação irmãos. Revirei os olhos vendo a cambada ri da cena e eu me pergunto se eles já saíram do ensino médio ou fundamental, mas eles devem estar saindo do infantil.

Rosa: Ainda são crianças.
Julieta: Sempre retardados. O que você vai fazer no jantar?
Rosa: Sua mãe pediu para fazer...
Vó Nina: Picanha à brasileira. Os meninos não iam comer mesmo escondidinho de frango com abóbora e aveia.
Julieta: Ai, vó, te amo. Mamãe disse algo de quando vamos para Santos?

Dona Nina é uma perfeita dona de casa à moda antiga. Não muito moderna no quesito “tecnologia”, a minha avó sempre espera que a mamãe ligue para dizer se vai jantar fora de casa ou não.
Já tentamos faze-la gostar de celular, mas não adianta. “É muita coisa para os meus neurônios”, como diz. O importante é que ela cuida sempre da saúde praticando a natação segunda, quarta e sexta e às terças e quintas passeia de bike pelo Ibira, então, o que vai fazer falta a leiguisse em tecnologia se ela se cuida na saúde?

Vó Nina: Ela deve jantar com o Henrique e no final de semana você viaja para Santos. Vamos ficar lá até segunda e depois voltamos, mas você fica.
Julieta: Henrique? Mas gente, eles estão ficando e ninguém me diz nada.
Vó Nina: Ficando?!
Julieta: É tipo... – como vou explicar isso para ela, Senhor? – Não é bem namorando, tipo... ahn... se conhecendo.
Rosa: Paquerando, dona Nina.
Julieta: Isso. Paquerando.
Vó Nina: Ah bem. Rosa, daqui uma hora põe a mesa. – ela concordou e nós saímos da cozinha indo em direção ao meu quarto. – E você, minha neta, já tem algum paquera?
Julieta: Cruz credo, vó! Não tenho não. Quero viver um pouco a minha vida.

Comecei a procurar alguma mala para colocar minhas coisas enquanto minha avó ficava pensativa sentada na cama. Talvez pensando na minha frase de ainda pouco porque essa era a vida da mamãe antes de conhecer meu pai. Nunca tinha namorado e nem tão pouco teve vários ficantes. O máximo um namorico de dois meses até ela ir para Weimar.
Entendo minha avó com a preocupação para que nem eu e nem meu irmão nos machuquemos, mas eu sempre digo que chega uma hora que a gente tem que aprender com a vida, com os erros e acertos, quebrando a cara. Só assim a gente ergue a cabeça e look ahead, my friend. #momentoJulietaLispector

Julieta: Quanto tempo eu vou passar lá mesmo?
Vó Nina: Suas férias inteira ou até sair o resultado da ESPM.
Julieta: God save me! Posso levar meu guarda roupa todo?
Vó Nina: Para de exagero e arruma logo isso que nós ainda temos que jantar. Se não, seu irmão e os amigos não saem do game.
Julieta: Crocodilos a senhora quer dizer né? Não cresceram!
Vó Nina: Homens, querida. Eles desenvolvem mais tarde.
Julieta: Para umas coisas né? Mas deve ser isso mesmo.

Deixei ainda algumas coisas separadas para colocar na mala, separei a roupa da viagem logo antes que fique aquela loucura e descemos assim que ouvimos o som do latido do cachorro da vizinha. Gente, ele é um labrador lindo! Sou apaixonada sério, mas a mamãe tem receio porque ela acha que eu não sei cuidar nem de mim quanto mais de um cão aí eu tenho que me contentar em brincar com o Lion :(

Rosa: Tudo na mesa já, dona Nina.
Vó Nina: Ótimo! – foi em direção a sala e em minutos em que a gente saiu de lá os meninos já tinham feito uma zona multiplicada por dois. Não sei lidar com eles, são piores que criança. – Quero nem saber o que sua mãe vai falar quando ver isso.
Julieta: Sem Ipad por uns dez anos hahaha
Fred: Vai...

Mas aí a mamãe entrou em casa e a festa acabou! Obrigada, Senhor! Alguém se identifica comigo? Tem um irmão assim? Eu não posso ser a única garota no mundo!
Dona Patrícia passou pela e foi direto para a cozinha sem nem dizer boa noite e pelo visto ou a bronca é na clínica ou ela está de TPM. Fico com a primeira opção porque conhecendo minha mãe é quase nunca que ela fica assim quando tá de TPM – diferente de mim – e coitado do Fred que tem que aturar isso. Mas pensando pelo o meu lado, ele só atura de um mês e um mês e eu tenho que atura-lo todos os dias.
Olhei para ele com uma cara de “arruma isso logo antes que sobre pra ti” e o vi sussurrar um “fodeu” para os amigos haha fica desespero quando faz besteira.

Vó Nina: Que carranca é essa posso saber?
Patrícia: Ninguém tá de carranca aqui.
Vó Nina: Eu sou o pato Donald.
Patrícia: Problemas na clínica, só isso. Vou subir e não vou jantar, boa noite.

É igualzinho aquela cena de filme quando o cara chega do trabalho cansado e avisa que não vai jantar e deita na cama e acorda no outro dia. Só que eu conheço a mãe que tenho e sei que não é problemas na clínica.
Tentei dar a mesma desculpa, na verdade eu sou curiosa nível 1000, mas dona Nina me prendeu lá embaixo e eu só pude subir quando terminei de praticamente raspar o prato (parecendo criança de cinco anos).
Entrei no quarto da mother e ela estava no banho, então, enquanto isso fiquei olhando o twitter e falando com a Sasá (Sabrina) por mensagem.
“Teu irmão podia apresentar uns amigos”
“Que?”
“São todos idiotas”
“Credo, Julie hahaha”
“Vou chamar o Ricardo”
Nossa, Sá, viajou agora”
Ricardo foi um menino do colégio que era apaixonado por mim desde a sétima série só que ele era tão tímido quanto eu. Aí naquela vibe de 15 anos quase todo o fim de semana a Sabrina ficou me enchendo a paciência para eu ficar com ele já que segundo ela eu não sabia nem o que era beijo e aí a gente ficou, mas ele era feinho sabe? Se bem que eu era quase prima da Medusa também, nossa, como ele gostou de mim?! #tenhoautoestimabaixo
“Ele tá mó gato agora”
“Vi ele um dia desses lá na Vila Madalena”
“O que cê foi fazer lá?”
“Acompanhar o Sérgio num happy hour com os amigos, mon chéri”
Esqueci que a SaSá já tem 18 e namora um cara de 23. Se bem que ela tem cara de mais velha mesmo e eu sempre sou baby do lado dela, é impressionante. Ela fica com vários caras e eu só fiquei com o Ricardo na vida.
Mamãe saiu do banho e eu deixei de conversar com a Sabrina para focar no estresse da mamãe e tirar minha curiosidade sobre o tal Henrique porque se você pensa que eu esqueci, não, não, não, eu lembro benzinho da vovó falando do “Henrique da Clínica” como foi batizado pela minha pessoa.

Patrícia: Precisa de ajuda?
Julieta: Mother, what’s happen’?
Patrícia: Filha, eu não queria falar isso na frente da sua avó porque ela vai me pentelhar falando mil coisas e ficar lembrando do Hadrian não vai ser legal, mas eu tô namorando.
Julieta: AI MÃE, QUE FELICIDADE! É o Henrique né? Vovó falou dele.
Patrícia: Sua vó tem uma língua maior que Rodovia Dutra. Ele quer conhecer vocês. Você e o Frederico.
Julieta: Leva ele para Santos, ué.
Patrícia: Sua avó, seu avô... eles vão falar do Hadrian.
Julieta: Ai mãe, não tem problemas nenhum! Frederico vai dar aquele ataque de ciúmes pra fingir que sente alguma coisa e meu pai é passado. P-A-S-S-A-D-O. Tem nada que ficar remoendo uma história que aconteceu há dezoito anos atrás!
Patrícia: Vou falar com ele amanhã.

O sorriso que ela dava quando falava do namorando era de criança recebendo o presente cobiçado de Natal. Ficamos ali conversando sobre ele, sobre Santos, sobre a clínica e de como ela riu quando eu mostrei a foto do Ricardo no 1º EM e agora depois da formatura.
Patrícia: Olha, filha, ele tá morando em Santos.
Julieta: Que?

“@ricardocoluccitorres: eu quero praia, só quero paz, só quero amor...
“@ricardocoluccitorres: deixa eu te mostrar o melhor que eu posso ser”
“@ricardocoluccitorres: vamo meu Santos”

Olhei a marcação dos lugares e tudo era em Santos. Vi algumas fotos que ele publicava e era em Santos também.

É, Cidade de Santos, acho que você vai me surpreender...


Nenhum comentário:

Postar um comentário